O presunto Pata Negra de bolota e a sua maridagem ideal
O presunto pata negra de bolota, como boa especialidade gourmet que é, merece ser acompanhado com bebidas adequadas para que o seu sabor seja apreciado ao máximo. Perante esta evidencia, são muitos os especialistas em maridagem que hoje recomendam determinado tipo de bebidas para acompanhar este requintado manjar.
Mas, o que é a maridagem? O que se recomenda para acompanhar o presunto pata negra de bolota? As respostas seguem em continuação.
Presunto pata negra de bolota e a sua maridagem
Segundo a definição econtrada nos dicionários de língua, a palavra maridagem refere-se à união ou analogia entre coisas que se enlaçam ou se corresponden entre sí.
Outros aficionados e peritos provadores preferem utilizar o termo “harmonía”, ainda que, de uma forma ou outra, ambos falem do mesmo. Neste caso o presunto pata negra de bolota, a enraizada tradição vinícola em Espanha converte o vinho no pretendente ideal para o seu acompanhamento.
Por isso, é muito importante prestar atenção à figura do escanção, esse especialista que nos restaurantes nos recomenda o mejor vinho para acompanhar cada prato.
Presunto pata negra de bolota e vinho
O oficio de escansão requere uma certa dose de ciencia e arte em partes iguais para conseguir as melhores combinações. Uma eleicao que tem em conta as propriedades organolépticas dos alimentos, como o sabor, o aroma e a textura, bem como, a reação da conjução do presunto com diferentes bebidas.
O especialista sabe quais são essas propriedades e elige a melhor opção para que a experiencia gustativa seja o mais intensa e inovadora possible. O presunto pata negra de bolota, pelo seu alto valor gastronómico, nao e uma excepção e há certas regras gerais que se aplicam para eleger o par perfeito.
As regras da maridagem
A arte da maridagem em Espanha tem em conta que a grande tradição do presunto pata negra de bolota e o vinho tinto estão de mãos dadas. Mas o advanco científico permite ir mais além do costume e aborda a questão numa outra prespectiva.
Segundo a classificação mais amplamente aceite no mundo gastronómico, existem nove tipos de vinho com características bem definidas: doces, tintos de reserva e grande reserva, tintos evelhecidos, tintos jovens, rosados, secos de madera, secos naturais, espumosos e generosos.
Diversos vinhos tintos
Depois da organização, durante muitos anos, de concursos de provas e maridagem para ambos os produtos, chegamos a várias conclusões, entre as que se destaca a afirmação de que o presunto pata negra de bolota, combina excelentemente com muitos tipos de vinho diferentes, dando resultados diferentes mas sempre interessantes.
Como regra geral, aceita-se que todos os alimentos salgados combinam bem com diferentes bebidas alcoólicas frescas, como vinhos frios e cervejas, ainda que com outras com mais corpo que, pelas suas características, casam bem com o presunto.
Os companheiros ideais do presunto pata negra de bolota
Até há alguns anos acreditava-se que beber vinho doce com presunto pata negra de bolota era saudável, pelo que era aceite como combinação perfeita. Desde o ponto de vista das experiencias gustativas, hoje afirma-se que esta é uma das piores combinações possíveis, já que o alto conteúdo de açúcar destes vinhos faz com que este invada o sabor do presunto, delegando-lhe um papel secundário.
Em relação aos vinhos jovens há duas possibilidades. Por um lado estão os vinhos jovens mas pesados, com corpo, pouco recomendáveis porque mascaram o sabor do presunto. Por outro lado, temos os vinhos novos, mais ligeiros e que experimentam uma reciproca atracção com o presunto pata negra de bolota, já que combinam na perfeição com a frescura de um e com o intenso sabor de outro. Algo que não sucede com vinhos também ligeiros como os brancos novos que se vêem oprimidos pela intensidade do presunto.
Os vinhos tintos de reserva, apesar da grande personalidade que apresentam, são excelentes acompanhantes do presunto pata negra, pois falamos de uma combinação entre gigantes do sabor e do aroma, dois produtos da mais alta qualidade que sabem harmonizar, deixando lugar entre eles para expressar o máximo as suas qualidades.
Copo de cava
Sobre os vinhos espumantes há que diferenciar entre os doces, muito instáveis e açucarados, pelo que estes não são um bom acompanhante, e os mais secos e velhos, como o champany ou o cava (ainda que brut-natural ou seco), que realçam o sabor do presunto pata negra deixando-o expressar-se na sua plenitude.
Sobram os vinhos generosos, entre os quais se destacam o fino e o manzanilla, segundo muitos, o companheiro ideal do presunto pata negra, pelo seu caracter penetrante que permite realçar o sabor do presunto e torná-lo mais duradouro no paladar.
Por ultimo, muitos asseguram que as cervejas são acompanhantes ideais, já que o seu amargo combina com perfeição com a sensação de intensidade produzida pela gordura do presunto, adicionando-se assim ao cava, aos vinhos generosos, aos vinhos novos ligeiros e aos grandes vinhos reserva no top cinco dos companheiros ideais do presunto pata negra de bolota.
Todo sobre el jamón
Contenido
- 1 Tipos de jamón ibérico
- 2 Cómo consumir jamón ibérico
- 3 Cortar jamón ibérico
- 4 Cómo conservar el jamón ibérico
- 5 Maridaje del jamón ibérico
- 6 Ley de calidad del jamón ibérico
- 7 La Dehesa
- 8 Denominaciones de origen del jamón ibérico
- 9 Propiedades nutricionales del jamón ibérico de bellota
- 10 Recetas con jamón
- 11 Diferencias entre jamón ibérico y jamón serrano
- 12 Diferencias entre paletilla y jamón ibérico
- 13 Diferencias entre jamón ibérico y jamón serrano
- 14 Jamón ibérico y sus competidores en el mundo
- 15 Propiedades nutricionales del jamón ibérico
- 16 Denominación de origen del jamón ibérico
- 17 Zonas de elaboración del jamón y del jamón pata negra
- 18 Jamón cortado a mano o a máquina
- 19 Museos del jamón ibérico en el mundo
- 20 Cata de jamón ibérico: todos los secretos
- 21 Ruta del jamón ibérico
- 22 El jamón ibérico de bellota y su maridaje ideal
- 23 Proceso de elaboración de los embutidos ibéricos
- 24 Historia de los embutidos ibéricos
- 25 IVA para el jamón: preguntas y respuestas
- 26 El jamón en la literatura
- 27 Curiosidades del jamón ibérico
- 28 Cómo conservar el jamón serrano
- 29 Normativa de calidad del jamón serrano
- 30 Elaboración del jamón serrano
- 31 Denominaciones de origen del jamón serrano
- 32 Propiedades nutricionales del jamón serrano
- 33 Recetas con jamón serrano
- 34 Tipos de jamón serrano
- 35 Maridaje del jamón serrano
- 36 Cómo consumir jamón serrano
- 37 Cortar jamón serrano
- 38 Todos los secretos sobre la cata de jamón pata negra
- 39 Cómo elegir un buen soporte jamonero
- 40 Cuál es el mejor jamón pata negra?
- 41 Es correcto el término jamón pata negra?
- 42 Jamón pata negra y dehesa
- 43 Los secretos del maridaje del jamón pata negra
- 44 ¿Cómo saber qué jamón comprar?
- 45 ¿Por qué el buen jamón es tan caro?
- 46 ¿Cómo comprar jamón en tiendas online?
- 47 Mitos y realidades, beneficios y prejuicios del jamón
- 48 ¿El jamón ibérico engorda?
- 49 ¿Qué hacemos con el hueso del jamón?
- 50 ¿Por qué solemos colgar el jamón?
- 51 Jamón y embarazo: ¿Se puede incluir el jamón ibérico en la dieta de las embarazadas?
- 52 El rol del jamón en el crecimiento y desarrollo de los niños
- 53 Consejos para conservar el jamón
- 54 ¿Qué es el perfilado del jamón y por qué se hace?
- 55 Nuevas tecnologías y jamón - Resonancia magnética en la cata del jamón - Imágenes espectrales
- 56 El cerdo ibérico comienza a emigrar
- 57 Embutidos: Origen, composición y clasificación
- 58 Elaboración de jamones y paletas
- 59 Guía de Cata del Jamón Ibérico
- 60 Elementos diferenciales de calidad en jamón y embutidos “ibéricos”
- 61 El mapa del jamón en España
- 62 Propiedades de la grasa del jamón ibérico
- 63 Cómo transportar jamón ibérico y otros alimentos en vuelos internacionales
- 64 Prevalencia de patógenos y beneficios de los ácidos orgánicos en la producción de cerdos


